Fotos: Guilherme Brum (PMSM)
A Avenida Dom Ivo Lorscheiter poderá, no futuro, ter uma paisagem mais verde. Isso porque, na manhã desta terça-feira (23), ocorreu o plantio das primeiras 30 mudas de Pau-ferro ao longo da via. A iniciativa faz parte do projeto "Rua Mais Arborizada", uma parceria entre a prefeitura de Santa Maria e a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), que tem por objetivo ampliar a arborização urbana e, no futuro, criar um "túnel verde" na perimetral.
A ação, que reuniu equipes da prefeitura e da CRVR, é o primeiro passo de um plano que prevê o plantio de aproximadamente 110 árvores ao longo da avenida, transformando um importante corredor do fluxo de veículos da cidade em uma área mais agradável e ambientalmente equilibrada.
Uma cidade que planta o futuro
Para a vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga (Progressistas), que acompanhou o plantio, a iniciativa simboliza um compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações.

– A natureza colaborou com esse dia de muito sol. A intenção é que, no futuro, aqui seja um túnel verde. Estamos, hoje, plantando sementes para um futuro de uma Santa Maria, cada vez mais, verde, cada vez mais, com cuidado com a natureza – afirmou a vice-prefeita.
A escolha da espécie e o planejamento do plantio foram detalhados pela secretária adjunta do Meio Ambiente, Charlene Moro Stefanel.
– Estamos plantando 30 mudas de Pau-ferro, uma espécie nativa e mais resistente. A ideia é continuar esse plantio até o final da Dom Ivo, totalizando aproximadamente 110 mudas. Optamos pela Dom Ivo, justamente por ela ter a estrutura de solo adequada para receber essas árvores, que serão de médio a grande porte – explicou a secretária.
Segundo ela, o projeto se estenderá para outras ruas e avenidas da cidade. Para a perimetral, também está previsto o replantio de Ipês-roxos no canteiro central.
Uma parceria com a sustentabilidade
Responsável pelo aterro sanitário para onde os resíduos da cidade são destinados, a CRVR adquiriu as mudas . Para o representante administrativo da companhia, Ezequiel Andrei Somavilla, o projeto está totalmente alinhado com as premissas da empresa.
– A CRVR, como uma empresa de meio ambiente, está estimulando práticas ambientais, não só pelo embelezamento, mas também pela atração de fauna e melhoria do ecossistema. Os caminhões de resíduos que destinam no aterro trafegam nessa avenida, então isso cria um laço e agrega valor à cidade – ressaltou Somavilla.
Ele confirmou que a parceria com a prefeitura deve continuar, com a possibilidade de se estender para a manutenção dos espaços e a criação de ecopontos para a destinação correta de resíduos.
Os benefícios da arborização

A secretária Charlene Stefanel reforça que investir em arborização urbana vai muito além da estética.
– A arborização urbana nos dá grandes benefícios, inclusive na própria saúde. As pessoas se sentem bem, o ar fica mais puro, as árvores filtram a poluição e ajudam a infiltrar a água da chuva. Aqui, é uma ilha de calor, e quando a gente implanta a arborização, estamos mitigando vários impactos, principalmente os relacionados às mudanças climáticas – conclui.